Formação Continuada da Escola APMF Recursos da Escola Clima Rádio Escolar Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias do Colégio Tarquínio em destaque Forum de Enquetes Educandos Boletim on line Fale Conosco Correio Elegante CELEM

Quantidade de Páginas visitadas

Confira o cronograma de provas do 1º Bimestre 2012:

Período Matutino




Período Vespertino





Dicas os pais e ou responsáveis  ajudar os jovens e adolescentes a se sairem bem nas avaliações:

1. Procure um lugar adequado. A criança deve estudar em ambiente silencioso, longe da TV ou do rádio, ter uma mesa espaçosa, livros e revistas para consultar e um espaço onde guardar o material escolar.

2. Estipule horário e duração dos estudos. Organizar o tempo de estudo reduz o estresse, além de aumentar o período do dia reservado à diversão. Peça a opinião de seu filho antes de decidir, incentivando seu comprometimento. Meia hora por dia costuma ser suficiente.

3. Mapeie os pontos fracos. Pergunte em que temas ele empaca e faça uma listinha para não deixar nada de fora.

4. Estimule-o a buscar soluções
Você não tem que saber tudo. Nem deve resolver os exercícios no lugar de seu filho, por mais lento que seu ritmo de aprendizagem seja.

5. Proponha resumos. Escolha pequenos capítulos do livro de exercícios e peça que ele conte o que entendeu em 20 linhas. Ou formule perguntas. Os alunos, em geral, têm dificuldade para sintetizar as informações.

6. Fale a língua dele. Misturar assuntos e programas que interessem à faixa etária dele com os conteúdos curriculares é a melhor forma de motivação.

7. Incentive o bom debate de ideias. Conversem sobre o livro que ele está lendo ou sobre uma notícia que causou impacto.

8. Sugira imaginar os acontecimentos. Em Biologia, por exemplo, ele pode visualizar os vegetais. Já em História, as guerras cujas questões cairão na prova.

9. Ensine-o a ler até compreender. O que estudamos precisa fazer sentido para ser lembrado.

10. Convide-o para o supermercado. Existe jeito mais eficaz de ensinar Matemática? Encarregue-o de calcular o valor das compras e as vantagens dos descontos.

11. Organize uns passeios culturais. No fim de semana, troque o shopping por uma ida ao parque, museu, teatro, cinema, biblioteca. Esses programas ampliam horizontes, renovam o conhecimento e instigam a estudar e pesquisar.



























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito