Confira o cronograma de provas do 1º Bimestre 2012:
Período Matutino
Período Vespertino
Dicas os pais e ou responsáveis ajudar os jovens e adolescentes a se sairem bem nas avaliações:
1. Procure um lugar adequado. A criança deve estudar em ambiente silencioso, longe da TV ou do rádio, ter uma mesa espaçosa, livros e revistas para consultar e um espaço onde guardar o material escolar.
2. Estipule horário e duração dos estudos. Organizar o tempo de estudo reduz o estresse, além de aumentar o período do dia reservado à diversão. Peça a opinião de seu filho antes de decidir, incentivando seu comprometimento. Meia hora por dia costuma ser suficiente.
3. Mapeie os pontos fracos. Pergunte em que temas ele empaca e faça uma listinha para não deixar nada de fora.
4. Estimule-o a buscar soluções
Você não tem que saber tudo. Nem deve resolver os exercícios no lugar de seu filho, por mais lento que seu ritmo de aprendizagem seja.
5. Proponha resumos. Escolha pequenos capítulos do livro de exercícios e peça que ele conte o que entendeu em 20 linhas. Ou formule perguntas. Os alunos, em geral, têm dificuldade para sintetizar as informações.
6. Fale a língua dele. Misturar assuntos e programas que interessem à faixa etária dele com os conteúdos curriculares é a melhor forma de motivação.
7. Incentive o bom debate de ideias. Conversem sobre o livro que ele está lendo ou sobre uma notícia que causou impacto.
8. Sugira imaginar os acontecimentos. Em Biologia, por exemplo, ele pode visualizar os vegetais. Já em História, as guerras cujas questões cairão na prova.
9. Ensine-o a ler até compreender. O que estudamos precisa fazer sentido para ser lembrado.
10. Convide-o para o supermercado. Existe jeito mais eficaz de ensinar Matemática? Encarregue-o de calcular o valor das compras e as vantagens dos descontos.
11. Organize uns passeios culturais. No fim de semana, troque o shopping por uma ida ao parque, museu, teatro, cinema, biblioteca. Esses programas ampliam horizontes, renovam o conhecimento e instigam a estudar e pesquisar.