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Ivete de Souza
Janina Luiza Wrobel
João Benedito de Meira
Oli Marilusa Weber
Maria Tereza Francoso Meira


Tem sua função voltada para orientação, gerenciamento e cobrança de resultados. O primeiro desafio do coordenador pedagógico é o de aglutinar os antigos colegas num trabalho de equipe, condição essencial para a melhoria do fazer pedagógico em sala de aula. Partindo do diagnóstico das séries, deverá reestimular o docente envolvido com maus resultados, para o compromisso de tentar novas formas de trabalho, capazes de alterar os rumos do processo. Ele deverá, também, acompanhar essas ações para que tudo o que se replanejou não se perca nas boas intenções. Ele deverá, ainda, organizar previamente a pauta das reuniões e aproveitar esses momentos para refletir a respeito das metas selecionadas pelo grupo. Todos os membros da escola são co-responsáveis pelo trabalho coletivo, mas esses dois elementos podem ser considerados os articuladores do processo.





























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