Formação Continuada da Escola APMF Recursos da Escola Clima Rádio Escolar Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias do Colégio Tarquínio em destaque Forum de Enquetes Educandos Boletim on line Fale Conosco Correio Elegante CELEM

Quantidade de Páginas visitadas



Orientações para os educandos:

Cada aluno individualmente fez a leitura e a análise literária de uma obra clássica, analisando o Contexto histórico, os temas abordados, a análise narrativa, fragmento que mais lhe interessou e principalmente a biografia do autor.


Elaboração do Trabalho Individual manuscrito com os ítens acima com valor 5,0


Em grupos escolherão o que será apresentado sobre o Autor, a Obra e optarão por qual fragmento apresentarão. Poderão escolher qual recurso utilizar durante o Seminário. Teatro, exposição oral, música, apresentação audiovisual, além de exporem em papel cansom tamanho folha sulfite.
1 - a caricatura e ou sharge do autor;
2 - seu nome, local de nascimento e ou morte;
3 - A propaganda da obra apresentada;
4 - O fragmento escolhido pelo grupo resumido em frases ou desenhos;

Apresentação visual, oral e de recursos de cada grupo, valor 5,0

Escritor convidado para palestras sobre Os clássicos literários
Ildo Carbonera

OBRAS LIDAS:

Senhora de José de Alencar;
Vidas Secas de Graciliano Ramos;
Esaú e Jacó de Machado de Assis
Helena de Machado de Assis
O Alienista de Machado de Assis
O Quinze de Rachel de Queiroz
Urupês de Monteiro Lobato
Menino de Engenho de José Lins do Rego
Cinco Minutos de José de Alencar
A mão e a luva de Machado de Assis
Uma noite na taverna de Álvares de Azevedo
São Bernardo de Graciliano Ramos
O Ateneu de Raul Pompéia
Lucíola de José de Alencar
fonte: http://clicarembomportugues.blogspot.com/2011/10/seminario-de-literatura.html (postado 31/10/11)

 

SOBRE Steve Jobs
PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PONTO DE VISTA.
TEXTO APOIO: Discurso de Steve Jobs


INTELIGÊNCIA O DOM DE LIGAR OS PONTOS

Steve JObs foi um homem de sucesso, pois não apenas o dinheiro era sua grande riqueza, a inteligência o dom de formar as coisas, criar um mundo de invenções e de criatividade. [...]
Sua morte nos faz pensar e acreditar que podemos ser capazes de mudar e criar basta acreditar.


Lohana Smaha, 8ªC/2011.


"Busque o que você ama"

Steve Jobs teve em sua vida muitos caminhos, dos quais nem sempre eles foram os melhores, dificuldades todos temos, porém não são todos que as superam, elas realmente foram tristes. [...]
Em sua trajetória sofreu, mas jamais deixou de lutar pelo que ama, pensando nisso ele superou tudo o que veio pela frente, não largou o que gostava de fazer e continuou [...]
Além de superar um câncer no pâncreas, que o mataria. Com estas experiências lutou e adquiriu a vitória, essas conquistar se refletem a todos que buscam o que amam. O que ele sofreu nos ajudará a também superar, o que ele criou revolucionou a tecnologia moderna, jamais esqueceremos sua ousadia, vitórias e superações.


Carlos Eduardo, 8ªC/2011



[...]O discurso de Jobs me fez acreditar mais em mim mesmo, descobri que sou capaz de fazer muitas coisas, basta eu acreditar que consigo, mesmo que a vida as vezes te faça desacreditar, você tem que confiar em si, Tenho certeza que posso chegar muito longe, agora sei que devo "focar" na profissão que eu tanto quero me formar, que tudo vai dar certo.
Creio que os formandos presentes naquele discurso, levaram uma lição de vida e tenho certeza que aprenderam muito com o gênio Steve Jobs


Jéssica Caroline, 8ª C/2011



"O homem do novo mundo"

Steve Jobs teve uma infância dura, mas não só a infância: sua juventude e a vida adulta, também. Pela psicologia, este homem deveria ser portador de uma série de problemas psicológicos, porém desafiou a todos com seu talento e inteligência.
A vontade deste homem fascinante de viver serviu e serve para nós como um exemplo de quem teve altos e baixos na vida, mas que superou tudo o que o mundo impôs Creio que seja uma verdade dizer que os bons morrem cedo, porque Jobs foi alguém que prezou muito viver, ensinando e aprendendo as pessoas um novo ponto de vista, dando a elas uma nova esperança.
O mundo conheceu uma nova realidade o mundo teve um novo acesso ao mundo.Hoje é cada vez mais fácil acessar a internet.E apesar das infinitas negações que tantas pessoas deram a esse homem, ele superou todas as expectativas e mudou o modo como o mundo viu a internet.
Pouco tempo depois, Steve fundou a Apple, com objetivo de facilitar a relação das pessoas com as máquinas, criando uma de suas melhores invenções, o computador em mesa, que tinha um vasto inventário de letras e formatos de texto, que o remetiam à sua época de caligrafia, que para ele, foi a melhor coisa de sua vida.É difícil crer, que após um sucesso gigantesco ele foi demitido de sua própria empresa.Porém, ele não parou por aí:continuou a criar, e revolucionar o computador.
O mundo nos coloca coisas difíceis, nos coloca barreiras, e este mesmo mundo abre as portas para nós.Steve Jobs teve várias portas e janelas fechadas, porém, nunca desistiu nem parou por aí, e isso é uma das grandes lições a aprendermos com ele!
Amanda Chiodi, 8ªB/2011



Em discurso Steve Jobs diz: "Você precisa amar o que faz". Será o segredo do sucesso? Quando lembramos desse nome Steve Jobs, vem a cabeça a imagem de um homem rico, bem sucedido e diretor de uma grande empresa a Apple.
Steve nunca se formou na faculdade, apenas fez curso. Passou por muitas dificuldade em sua vida. Jobs foi demitido a sua própria empresa, mas aos poucos conseguiu e reerguer e voltar para o que construiu a Apple.[...]
Amar o que faz é o segredo para o sucesso, pois quando se ama o que faz você consegue superar seus limites, passar por cima de todas as dificuldades pois na vida temos momentos bons e ruins e é nesses momentos que você tem que se superar. Então sempre lembre-se daquela frase, amar o que faz é o segredo para seu sucesso.
Amália Lianka, 8ª B/2011

Steve Jobs teve tudo em sua vida para não ser ninguém, quando bebê foi abandonado pela mãe e deixado para adoção.

Na faculdade desistiu, pois estava gastando todo o dinheiro de seus pais adotivos.
Logo ele descobriu o que amava de verdade e começou a mexer com eletrônicos na garagem de casa com seu parceiro.
Agora pensa, um homem que não tinha faculdade fundou a Apple e revolucionou a tecnologia! Steve Jobs ainda teve mais uma rasteira, foi demitido de sua própria empresa.
Ficou revoltado, mas levantou a cabeça e continuou. Criou a Pixar e a Next.
Depois de um tempo a Apple comprou a Next e Jobs voltou a Apple.
A vida é rink, e Steve descobriu que tinha um tipo de câncer raro, quase incurável. sobreviveu muito tempo.
O que ele pensou sobre a morte? Que a morte era um invento mais legal, era a substituição do velho pelo novo! E continuou criando de colaborando com a tecnologia vindo a ser um exemplo de vida para nós estudantes!
Matheus Luan, 8ª B/2011




PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ENSINO MÉDIO - 1º E 2º Ano

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o certa vez na rua: Sr. Bilac, estou a precisar vender a minha propriedade, que o Senhor tão bem conhece. Poderia, por gentileza, redigir o anúncio para a venda no jornal? Olavo Bilac apanhou o papel que o amigo lhe estendia e escreveu:


VENDE-SE ENCANTADORA PROPRIEDADE.

Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo. Cortada por cristalinas e marejantes água de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".


“Meses depois, o poeta reencontrou o comerciante e perguntou-lhe se havia conseguido vender a propriedade”. Nem pense mais nisso Sr. Bilac! Quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que tinha nas mãos.

Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem. A pessoa que está a seu lado, os amigos que estão junto a você, o emprego que Deus lhe proporcionou, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso... Enfim, tudo aquilo que Nosso Senhor nos oferece diariamente para o nosso crescimento espiritual.
Olavo Bilac


PROPOSTA

1) Quantas vezes vivemos em busca de algo melhor e nunca encontramos?
2) Quantas vezes buscamos alguém que nos ame mais, que nos trate melhor ou que atenda aos nossos caprichos e sempre erramos?
3) Quantas vezes buscamos novos empregos achando sempre que o que temos não nos serve?
*Produza, usando o Gênero Carta, uma resposta do dono do sítio para Olavo Bilac, refletindo sobre as questões acima:




Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2011.
Querido Olavo Bilac;


Não sei por onde começar, só sei que lhe devo agradecer pelo bem que me fez, por abrir meus olhos e mostrar a riqueza das coisas. Vivia perdida, procurando po0r algo que achei que nunca iria encontrar, o que tinha nunca era o suficiente, as pessoas ao meu redor não compreendiam o vazio no meu coração , parecia que eu fazia mal à todos aqueles que gostava e a culpa era sempre toda minha. Meu mundo estava vazia e sem sentido.
Percebo agora que temos de ver as situações de nossa vida com o olhar diferente. Quando você descreveu minha chácara a paz inundou meu coração e tudo o que procurava encontrei. A beleza da chácara está na história que ela carrega, a minha história, as lembranças de uma vida feliz.
Agora não posso me desfazer daquele pedaço de mim, aos amigos, como você, convido para passar a tarde no meu mundo, um mundo que agora abraço e protejo, sem procurar outro, pois sempre o tive.
Nestas palavras tento representar minha gratidão, suas palavras foram maravilhosas e como você nunca encotrarei outro, por falta de amor não morrerei, pois amor de amigo vala mais, sorte aquele que encontra amigo e amante, eu não procuro mais pelo amor, espero que ele venha até mim e minha fé mostra que já não preciso me preocupar com isso
Reforço meu convite, venha ao meu paraíso e sinta também essa paz!
Saudosamente,
Daniela Moura, 2º A /2011



Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2011.


Querido Olavo Bilac;


Vendo seu ponto de vista no classificado sobre minha propriedade, percebi o quanto desvalorizo tudo que tenho. Deixar a paz e a calmaria de meu sítio para me arriscar e me lançar na vida da cidade grande, iria me custar um alto preço e um arrependimento para a vida inteira.
Serei eternamente grata por ter aberto meus olhos e me mostrado o que por mais que vissse todos os dias, não enxergava e desperdiçava.
Tanta beleza ao alcance de um toque, tanto deslumbre ao piscar dos olhos, agora vejo o quanto sou abençoada.
Não abro mão de meu sítio por nada, pois não há dinheiro no mundo que compre meu pequeno pedacinho de céu.


Meus sinceros sentimentos.
Jade M. Vidal, 2º A /2011

































Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito