Professora PDE 2010/2011 Eliete Rodinski Mota Campos, desenvolveu um projeto com o título: Práticas Sociointeracionistas: A leitura de contos com alunos do Ensino Fundamental, sob a orientação da Drª Maria Elena Santos Pires. Projeto este que será desenvolvido em nosso colégio com alunos da cado com alunos da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho tem como objetivo estimular o ensino e aprendizagem da leitura de contos, com a finalidade de incentivar a reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em relação à leitura, pois com o surgimento das novas tecnologias, os alunos têm afastado, de certa forma, do maior envolvimento com a leitura. Frente a esta constatação, uma pergunta se coloca: “Quais objetivos o professor de Língua Portuguesa quer alcançar com alunos de 5 série em relação à leitura? A partir deste questionamento, pretende-se ampliar o repertório literário de alunos do Ensino Fundamental. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela oportunidade de contribuir para a valorização da leitura como fonte de interesse em compartilhar opiniões, idéias e preferências, a partir das narrativas. Apoiando-se na concepção interacional (dialógica) da linguagem (BAKHTIN, 1992) e na concepção de leitura como forma de interação entre leitor/autor/via texto, compreendem-se os sujeitos como atores, isto é, sujeitos sociais ativos que se constroem e são construídos na interação (KOCH e ELIAS, 2010, p.10-11). Espera-se como resultado deste trabalho que os alunos desenvolvam estratégias de argumentação para defender ou refutar idéias e tenham um ponto de vista sobre o conto para analisar a narrativa, observando as condições de produção, circulação e recepção deste gênero discursivo. Essa concepção de leitura vai pôr em foco o leitor e o conhecimento em interação com o autor e o texto, para construir os sentidos.
Material de apoio que será utilizado no desenvolvimento da proposta pedagógica: Figura 1 Figura 2
![]() ![]() Figura3
![]() Figura 4 ![]() Figura 1: “Para Gostar de ler”, volume 08 – contos – editora Ática Figura 2: “Para Gostar de ler”, volume 13 – Histórias divertidas – editora Ática Figura 3: “Revista Nova Escola – Contos – Volume 05 – edição especial, n.º 32 Figura 4: “Quem conta um conto”, editora FTD |