Formação Continuada da Escola APMF Recursos da Escola Clima Rádio Escolar Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias do Colégio Tarquínio em destaque Forum de Enquetes Educandos Boletim on line Fale Conosco Correio Elegante CELEM

Quantidade de Páginas visitadas

Professora PDE 2010/2011 Eliete Rodinski Mota Campos, desenvolveu um projeto com o título: Práticas Sociointeracionistas: A leitura de contos com alunos do Ensino Fundamental, sob a orientação da Drª Maria Elena Santos Pires. Projeto este que será desenvolvido em nosso colégio com alunos da cado com alunos da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental.

O trabalho tem como objetivo estimular o ensino e aprendizagem da leitura de contos, com a finalidade de incentivar a reflexão sobre o papel da escola e dos educadores em relação à leitura, pois com o surgimento das novas tecnologias, os alunos têm afastado, de certa forma, do maior envolvimento com a leitura. Frente a esta constatação, uma pergunta se coloca: “Quais objetivos o professor de Língua Portuguesa quer alcançar com alunos de 5 série em relação à leitura? A partir deste questionamento, pretende-se ampliar o repertório literário de alunos do Ensino Fundamental. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela oportunidade de contribuir para a valorização da leitura como fonte de interesse em compartilhar opiniões, idéias e preferências, a partir das narrativas. Apoiando-se na concepção interacional (dialógica) da linguagem (BAKHTIN, 1992) e na concepção de leitura como forma de interação entre leitor/autor/via texto, compreendem-se os sujeitos como atores, isto é, sujeitos sociais ativos que se constroem e são construídos na interação (KOCH e ELIAS, 2010, p.10-11). Espera-se como resultado deste trabalho que os alunos desenvolvam estratégias de argumentação para defender ou refutar idéias e tenham um ponto de vista sobre o conto para analisar a narrativa, observando as condições de produção, circulação e recepção deste gênero discursivo. Essa concepção de leitura vai pôr em foco o leitor e o conhecimento em interação com o autor e o texto, para construir os sentidos.
Material de apoio que será utilizado no desenvolvimento da proposta pedagógica:
                     Figura 1                                         Figura 2                                  
              
       Figura3
     

Figura 4




Figura 1: “Para Gostar de ler”, volume 08 – contos – editora Ática
Figura 2: “Para Gostar de ler”, volume 13 – Histórias divertidas – editora Ática
Figura 3: “Revista Nova Escola – Contos – Volume 05 – edição especial, n.º 32
Figura 4: “Quem conta um conto”, editora FTD



























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito