Formação Continuada da Escola APMF Recursos da Escola Clima Rádio Escolar Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias do Colégio Tarquínio em destaque Forum de Enquetes Educandos Boletim on line Fale Conosco Correio Elegante CELEM

Quantidade de Páginas visitadas

TV Pendrive:


Verificar o tamanho da ponta e largura do Pendrive, se o mesmo conecta na televisão  Pendrive. Verificamos que vários deles não são compatíveis com o largura e tamanho do mesmo que não permite a entrada total da USB da TV Pendrive.
Verificar a capacidade do pendrive, pois a Tv nem sempre suporta todos os pendrives.


TODOS OS TEXTOS A SEGUIR SÃO CÓPIAS DO CRTE DE TOLEDO - PR

Segue abaixo os passos para gravar (baixar) vídeos do Youtube e convertê-los para a TV Pendrive ou no computador.
(Trabalhando com o Sistema Linux)

1) Selecione o vídeo no Youtube, na sequência copie o link.
Abra o aTube Catcher e cole no espaço destacado. Não ESQUEÇA DE MUDAR PARA MPG.
PARA BAIXAR VÍDEOS DO YOUTUBE E CONVERTÊ-LO PARA A TV MULTIMÍDIA


O Novo Aplicativo aTube Catcher pode ser usado para transformar vídeos que estão no seu computador (flv, wmv , qualquer extensão) para o MPEG ( vídeo para ser reproduzido na TV Pendrive).

VDownloader dentre outros, este estão disponíveis em qualquer site de Download gratuitamente. LEMBRE-SE DE BAIXAR EM MPEG.

EDITOR DE TEXTO ­ WRITER

Arquivo do CRTE

1) Como configurar a página? » Menu » Formatar » Página : Opções de formatação, orientação do papel e margens.
2) Editar cabeçalho » Menu » Formatar » Página » Cabeçalho: Selecione a opção » Cabeçalho Ativado.
3) Inserir uma figura no cabeçalho ou rodapé » Menu » Inserir » Figura » Do Arquivo » Ajustar o tamanho da figura no cabeçalho ou rodapé.
4) Inserção de Bordas » Menu » Formatar » Página » Guia Bordas: Opções de disposição de linhas, estilo de linha, espaçamento do conteúdo ­ estilo de sombra e cor da linha.
5) Para editar o texto em sobrescrito ou subscrito » Selecione o texto, clique em » Menu » Formatar » Caractere » Posição » Ative a opção sobrescrito (Ctrl Shift + P) ou subscrito. Rotação e dimensionamento » Selecione o texto e escolha quantos graus pretende girar o texto. 6) Para converter o documento em PDF Arquivo » Exportar como PDF » Nomear o arquivo » Exportar. 
7) Copiando texto da internet ­ sem formatação. Selecione o texto a ser copiado Crtl + C e no Writer coloque o cursor onde deseja colar o texto. No menu iniciar Editar » Colar Especial » Selecione a opção Texto sem Formatação » Ok
8) Trabalhando com a barra de ferramentas – Tabela. Menu » Exibir » Barra de ferramentas » Tabela
9) Inserir tabela Menu Tabela » Inserir Tabela (CRTL + F12) e definir quantidade de linhas e colunas.

PARA TRANSFORMAR SLIDES EM IMAGENS no Windows (Power Point)


1. Com arquivo aberto no Power Point, menu arquivo – opção Salvar Como...
2. Clicar no ícone criar pasta , atribuir um nome para a pasta (dar nome conforme o assunto) para melhor identificação e organização no pendrive;
3. Duplo clique na pasta criada para ativá-la;
4. Digitar o nome do arquivo;
5. Formato do arquivo – .jpg;
6. Clicar no botão Salvar – Clicar em Sim para exportar todos os slides do arquivo.

Dica Importante: - Pode-se criar pastas para os arquivos;

► Os slides deverão ser renomeados 1 a 1, pois os slides podem ficar desordenados.  ( Você deverá renomeá_los)  ex: slide001, slide002, slide003 e assim  por diante. isto só precisará ser feito quando o número de slides for maior que 9 ou que você precisa da ordem correta para passar os slides.

►OBS: Para melhor visualização ao utilizar a apresentação na TV Pendrive, sugere-se que o tamanho da fonte para título seja, no mínimo 60, letras maiúsculas, negrito, e para tópicos fonte 40.

DICA:
DEIXAR 10 SLIDES EM BRANCO, APÓS SALVAR DELETAR OS SLIDES EM BRANCO.
ou
Renomeie os slides a partir de 10, apos 11, 12 e...... (não colocar outro nome, somente números)

COMO GRAVAR SLIDES EM IMAGENS NO LINUX (Apresentação Eletrônica)

LINUX

Arquivo Impress ( Apresentação )
1. Aplicações – Apresentações (BR Office – Impress)
2. Na 1ª tela escolha em Tipo – Apresentação vazia – Criar;
3. Na janela da direita selecionar um layout (para primeiro slide preferencialmente – layout – título).
4. Na caixa central dê um clique com o botão esquerdo do mouse em “Clique para adicionar título”; digite um título adequado.
5. Para inserir autoria no slide, ative o ícone T (Texto) da barra de desenhos com um clique do mouse, leve o cursor até o local desejado no slide, ao clicar com o mouse abrirá uma caixa onde deverá ser digitado seu nome.
6. Agora você poderá formatar o título, utilizando a barra de formatação (nome e tamanho da fonte, negrito, itálico, sublinhado, sombra, alinhamento)
a- Selecione com o mouse;
b- Vá na barra de ferramentas escolha cor, Tipos de fonte (negrito, itálico, etc), bem como um Tamanho adequado ao seu trabalho;
c- No menu Formatar selecione a opção Página... dando um clique na aba Plano de Fundo; no item Preenchimento escolha cor e clique no OK (abrirá uma janela para escolher sim (todos os slides na mesma cor) ou não (cor somente no slide atual);
7. Para inserir outro slide: Menu Inserir – Inserir slide ou clique no botão slide situado no canto superior direito.
8. Para inserir uma imagem solta no slide: Menu Inserir – Figura - Do arquivo. Para redimensionar a imagem: clique sobre a mesma e arraste um dos cantos com o mouse pressionado no botão esquerdo, e mantendo ao mesmo tempo, a tecla “Shift” pressionada.
9.Lembre-se sempre de salvar seu arquivo, com letras minúsculas, sem acento, sem cedilha, sem espaço.  ARQUIVO:

►10 . Importante: O PARANÁ DIGITAL ACEITA QUALQUER VERSÃO SISTEMA DO WINDOWS, mas para ler no seu computador sistema windows (na sua casa) cuidado em que versão gravar no Paraná Digital, selecione a mesma opção que você tem em casa, “Microsoft Power Point 97/2000/XP”.
11. Ao salvar seus arquivos em ppt, este será lido somente no formato computador, (onde poderá ser alterado e modificado).

PARA SALVAR IMAGENS DA INTERNET

Escolha a imagem desejada;
Para salvar uma imagem da internet: posicione o cursor (setinha) sobre a figura desejada, clique com o botão inverso do mouse sobre a imagem e vá em Salvar - Imagem - Como e direcione o local.

Dicas:
Para utilizar as imagens disponibilizadas no portal dia-a-dia (www.diaadiaeducacao.pr .gov.br) por disciplina: após acessar o portal, clicar na opção educadores, (vá até o final da página – coluna à direita) e clique na disciplina de interesse
Na página disciplinar – à esquerda – escolha link Tv Multimídia/Pendrive – imagens.

Criar pastas para as imagens
a) Aplicações Minha Pasta Clicar sobre ícone (canto superior direito) dar nome a pasta Ok (duplo clique para abrí-la)  Salvar ou...
b) Clicar com inverso do mouse na tela branca da Pasta Pessoal (Minha Pasta) Nova Pasta
Selecione e salve todas as imagens que queira usar em seu trabalho, dando a elas nomes que você vá lembrar-se depois, Ex.: historia1.jpg, historia2.jpg;

PARA INSERIR IMAGENS NO WRITER OU IMPRESS

Abra o writer ou impress e vá em Inserir – Figura – Do arquivo – (para ir a sua pasta pessoal clicar na “casinha”) - escolher a figura (para ver a figura ativar a opção visualizar)– Clicar em Abrir. Caso não encontre as imagens digite ao menos a primeira letra do nome com que salvou a figura desejada e ela aparecerá.

PARA SALVAR ARQUIVOS DE FORMA QUE POSSAM SER LIDOS EM QUALQUER SISTEMA OPERACIONAL (LINUX OU Windows)


1. Para salvar o trabalho já realizado: (Arquivo – Salvar como.) Verifique se está na pasta pessoal e lembre-se de utilizar , para Nome do arquivo, somente letras minúsculas, sem espaçamento, acentuação, hífen e cedilha. Escolha em Tipo do arquivo Microsoft Word 97/2000/XP (.doc) ou Microsoft Power Point 97/2000/XP (.ppt) ou Microsoft Excel 97/2000/XP (.xls);

2. Opcional: Para configurar o BR OfficeLINUX  para que no seu Login sempre salve de forma que abra em qualquer sistema operacional: Menu Ferramentas Opções (clicar no + do item Carregar e Salvar e depois no item Geral), escolher Tipo de documento (texto para documento – planilha para xls – apresentação para ppt), no item Salvar sempre como escolher Microsoft Word 97/2000/XP (.doc) ou Microsoft Power Point 97/2000/XP (.ppt) ou Microsoft Excel 97/2000/XP (.xls)

SALVANDO ARQUIVOS  PARA TRANSFORMAR SLIDES EM IMAGENS no PRD (Impress) Para ser utlizado na TV Pendrive.


1. Para exportar os slides para imagem primeiramente é necessário salvá-los como ppt;
2. Com arquivo aberto no impress, menu arquivo – opção exportar;
3. Clicar no ícone criar pasta , atribuir um nome para a pasta (dar nome conforme o assunto) para melhor identificação e organização no pendrive;
4. Duplo clique na pasta criada para ativá-la;
5. Digitar o nome do arquivo (dar nome conforme o assunto);
6. Em Formato de arquivo escolher - Documento HTML (BrOffice.org Impress) (.html;.htm);
7. Clicar no botão exportar;
8. Na caixa que abrir clicar em Próximo>>;
9. Abrirá uma nova caixa – clicar novamente em Próximo>>;
10.Na caixa que abrir – escolher Formato comprimido JPG e clicar em Próximo>>;
11.Na próxima caixa - Clicar na opção Criar;
12.No menu que abrir – clique em Não salvar;
13. Fechar o impress; Para visualizar o arquivo e as imagens: Aplicações “minha pasta” ou na barra inferior da tela clicar em Minha Pasta; Acessar a pasta criada (duplo clique); Apagar os arquivos html (apagar 1 a 1 ou pressione a tecla Ctrl e clique com o mouse sobre os arquivos com extensão .html e pressione delete) e deixar as imagens .jpg

►Dica Importante: − Pode-se abrir no Impress arquivos criados no Power Point desde que salvos como .ppt (vide item 1 deste material).
►Importante, para que o arquivo possa ser lido na TV Pendrive, você precisa deixar margens de aproximadamente 2 cm de cada lado.
►OBS: Para melhor visualização ao utilizar a apresentação na TV Pendrive, sugere-se que o tamanho da fonte para título seja, no mínimo 60, letras maiúsculas, negrito, e para tópicos fonte 40.

PARA TRANSFORMAR ARQUIVOS EM PDF ( No  Paraná Digital)


1. Com arquivo aberto, menu arquivo – opção exportar para pdf
2. Dar um nome ao arquivo, Clicar na opção Exportar, na próxima tela Exportar
Dicas: - Pode-se criar pastas para os arquivos; − Aplicações “minha pasta” para visualizar os arquivos salvos.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: INTERNET E WRITER HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Arquivo CRTE I
Arquivo CRTE II

1. Abra o buscador (Aplicações – Internet – Buscador), abrirá o sítio Google. Digite o tipo de imagem que deseja encontrar (EX.: personagem HQ) e clique em Imagem;
2. Escolha a imagem desejada; Para salvar uma imagem da internet: posicione o cursor (setinha) sobre a figura desejada, clique com o botão inverso do mouse sobre a imagem e vá em Salvar - Imagem - Como e direcione o local. Selecione e salve todas as imagens que queira usar em sua História em Quadrinhos (HQ), dando a elas nomes que você vá lembrar-se depois;
3. Abra o Writer (Aplicações – Escritório – Textos (Broffice-Writer), vá ao menu Formatar – Página, escolha a guia Página, marque a orientação Paisagem e clique em OK;
4. Digite um título para sua HQ
5. Escolha o menu Tabela – Inserir - Tabela, escolha em Tamanho –Coluna: 3 e Linha: 3, clique em OK;
6. Para salvar o trabalho já realizado: (Arquivo – Salvar como.) Verifique se está na pasta pessoal e lembre-se de utilizar, para Nome do arquivo, somente letras minúsculas, sem espaçamento, acentuação, hífen e cedilha. Escolha em Tipo do arquivo Microsoft Word 97/2000/XP.
7. Selecione a tabela e clique o menu Tabela – Auto Ajustar – Altura da linha, coloque a altura de 5 cm, escolha em Tamanho – Coluna: 3 e Linha: 3, clique em OK;
8. Clique dentro da primeira célula e vá em Inserir – Figura – Do arquivo – escolher a figura – Clicar em Abrir . Caso não encontre as imagens digite ao menos a primeira letra do nome com que salvou a figura desejada e ela aparecerá.
9. Repita o processo até inserir todas as imagens desejadas.
10. Para inserir os “Balões”: Exibir - Barra de ferramentas – Desenho. A barra de desenhos normalmente fica visível no pé da página. Escolha o ícone de Textos Explicativos (ao lado da estrela), clique sobre o mesmo e novamente sobre o balão desejado. Ajustar a caixa de texto (utilize o mouse sobre os pontos verdes), dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse e digite a história de acordo com a figura inserida.
11. Mesmo processo até a última célula
12. Salvar novamente.

Conectando o notebook na TV Multimídia


tvmultimidia

É possível conectar o seu notebook na TV Multimídia e transformá-la em um projetor. Para conectar o notebook na TV Multimídia temos a alternativa de utilizar a entrada S-vídeo disponível na parte traseira do aparelho.






























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito