Formação Continuada da Escola APMF Recursos da Escola Clima Rádio Escolar Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias do Colégio Tarquínio em destaque Forum de Enquetes Educandos Boletim on line Fale Conosco Correio Elegante CELEM

Quantidade de Páginas visitadas

Dia do Trabalho

  • As condições de trabalho ainda eram muito difíceis em 1886, passados 100 anos da Revolução Industrial. A desorganização do proletariado como classe contribuía para que os patrões não reconhecessem os direitos dos funcionários.

  • Os salários eram baixíssimos e a população vivia em péssimas condições.

  • Aos poucos, a classe trabalhadora conseguiu se unir e colocou em discussão as reivindicações do proletariado. Entre elas estavam reajustes salariais e diminuição da jornada de trabalho.

  • Enquanto a França, a Inglaterra e a Alemanha já haviam reconhecido os direitos trabalhistas, nos Estados Unidos os empregados ainda lutavam contra a falta de atitude dos governantes.

  • Em 1º de maio de 1886, durante um confronto entre grevistas e a polícia, a explosão de uma bomba deixou quatro manifestantes e três policiais mortos. Oito líderes do movimento foram presos, sete condenados à morte e um à prisão perpétua.

  • Este foi o episódio mais lembrado, anos mais tarde, quando os países industrializados decidiram escolher uma data para comemorar a luta dos trabalhadores pelo seus direitos.





























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito