Formação Continuada da Escola APMF Recursos da Escola Clima Rádio Escolar Serviços Públicos de Apoio Escolar Notícias da Educação Notícias do Colégio Tarquínio em destaque Forum de Enquetes Educandos Boletim on line Fale Conosco Correio Elegante CELEM

Quantidade de Páginas visitadas

Insetos
  • Insetos são animais artrópodes (invertebrados - que não têm espinha dorsal ou coluna vertebral - com patas articuladas) cujo corpo está dividido em cabeça, com um par de antenas, e tórax com 3 pares de patas. Podem ter asas. 
  • Existem 900 mil espécies de insetos em todo o mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir de espécies ainda desconhecidas.
  • Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra.
  • Há espécies com olhos simples (que detectam a luz, mas não formam imagens) ou compostos (que possuem milhares de celas capazes de compôr uma imagem cada uma).
  • Alguns insetos vivem em comunidade chamadas colônias, onde o trabalho é bem distribuído. É o caso das formigas e das abelhas.
  • A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.
  • Muitos insetos escutam com os pêlos de suas antenas. Por meio delas, os bichos também consegue detectar feromônios - compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto, ou para demarcar território - a grandes distâncias.
  • Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni.
  • Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insetos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil de quilômetros quadrados. Ele come diariamente um volume equivalente à alimentação de 2500 pessoas.
  • A barata americana é o inseto terrestre mais veloz que existe. Ela pode atingir a velocidade de 5 quilometros por hora!
Exemplos:

Abelha;
Aranha;
Barata;
Besouro;
Borboleta;
Cigarra;
Formiga;
Grilo;
Joaninha;
Lesma;
Libélula;
Pernilongo;
Piolho.



























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito